Pesquisa - Redes sociais atrapalham superação do fim do namoro com memórias online



Interessante essa matéria na UOL, veja abaixo:
A capacidade das redes sociais em manter registros das nossas vidas pode dificultar o processo de superação do fim de um relacionamento amoroso, conforme avaliam especialistas de diversas áreas consultados pelo "Daily Mail". Como o perdão está ligado ao poder de esquecer fatos ruins, rememorar fatos ao acessar perfis online impede que o ex-parceiro siga em frente com maior facilidade.
"Quando algo ruim, triste ou indiferente acontece conosco, esquecemos com o tempo. O tempo é uma grande cura. Mas quando você tem essa reprodução autêntica de pessoas e episódios [nas redes sociais], isso pode ser bastante assombroso", aponta o cientista Nigel Shadbot, professor de Inteligência Artificial da Universidade de Southampton.
Segundo Shadbot, uma das evoluções da psicologia humana é a capacidade de esquecer. "Nós não temos uma memória perfeita, mas também não tínhamos essa forma [redes sociais] das coisas serem reapresentadas a nós", completa.
Para o professor Viktor Mayer-Schönberger, da área de governança da internet da Universidade de Oxford, poder ver o perfil de pessoas que nos magoaram acaba dificultando nossa habilidade de perdoá-las. "Psicólogos dizem que o esquecimento e o perdão estão interligados. Quando nós perdoamos alguém, nosso cérebro desvaloriza a memória da injustiça, e a forma como julgamos essa pessoa se torna irrelevante. Perdoar sem esquecer é muito difícil."
Há quem defenda até que os perfis nas redes sociais tenham "prazo de validade". É o caso do professor de Direito da Universidade de Harvard, nos EUA, Jonathan Zittrain. "O que eu compartilho com amigos agora eu posso querer compartilhar, no futuro, apenas com minha família. Ou até o contrário", defende Zittrain.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger
Design por Geh Guimarães ©2012-2016 - Todos os direitos reservados Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários